sexta-feira, junho 03, 2016

Qual atleta foi mais completo no esporte e como cidadão: Pelé ou Muhammad Ali?

O Atleta do Século para os americanos

Duas das principais publicações esportivas do mundo divergiram na escolha do Atleta do Século 20. O francês L'Equipe fez uma votação com jornalistas de todos os continentes em julho de 1980 e Pelé, venceu o americano Jesse Owens por nove pontos. Dezenove anos depois, a revista americana Sports Ilustrated, ouviu especialistas em todos os esportes e ao final não teve dúvidas em apontar Muhammad Ali como o número 1. Afinal, quem é o maior?

Dois atletas fantásticos, estrelas de personalidades diferentes. O brasileiro calmo, politicamente   alienado e indiretamente corroborou com a ditadura no Brasil. Enquanto o americano se opôs contra os preconceitos raciais e recusou lutar na Guerra do Vietnã,  pagando caro, sendo proibido de lutar por três anos. 

Comercialmente, o futebol é muito mais praticado que o boxe. O marketing esportivo em volta do esporte é opressor nas cabeças das pessoas despudorando a um consumo irreal. E claro que a prática esportiva coletiva levará vantagem .
O Atleta do Século para os franceses


Entretanto, Ali sabia se promover muito bem, conseguia atrair a atenção da imprensa com provocações aos adversários, discutia racismo com entrevistadores, não se deixava atingir por comentários preconceituosos. Pelé, sempre simpático, atendia e atende os fãs com toda atenção e as vezes por horas,  fenômeno de mídia e audiência, trabalhou como ator e até se arriscou compondo e cantando. 

Santos de Pelé na Nigéria

Ambos tiveram histórias maravilhosas na África. Pelé, trouxe a paz na região de Biafra, na Nigéria. Os nigerianos para vê-lo jogar em 1969, pararam um conflito armado que já durava dois anos. Foi tão importante a chegado do Rei e do Santos, que a principal autoridade nigeriana decretou feriado. Após o confronto com uma seleção local que o Peixe venceu por 2 a 1, a guerra voltou. Se o Rei parou um país, Ali levou à África ao centro do mundo quando lutou contra George Foreman em 1974, no Zaire. 

Ambos tiveram suas vidas retratadas no cinema em Pelé Éterno, de Anibal Massaíni, e Ali, de Michael Mann.


Muhammad Ali e Pelé estão adoentados. O maior camisa 10 do futebol, operou o quadril  e a próstata, continua trabalhando em eventos mas com dificuldades. Ali foi internado em 03 de junho de 2016, em Phoenix, nos Estados Unidos, com problemas respiratórios. Há 36 anos convive com o Mal de Parkinson, está em estado de demência e as informações da imprensa americana não dão boas perspectivas para a recuperação do maior campeão dos peso pesados. 


* Muhammad de Ali faleceu na madrugada de 4 de junho de 2016, aos 74 anos, em decorrência a complicações respiratórias.

Eles não precisam dce identificação

Comecei o texto com a "cabeça" que Ali foi maior que Pelé. Resolvi consultar três bons jornalistas esportivos sobre o tema. O primeiro, disse que era o boxer, sem dúvida; o segundo, enalteceu o Rei, lembrando que comercialmente "Ele" ainda é admirado; o terceiro, estimava os dois, mas escolheria o corredor de curtas e médias distâncias, Jesse Owens, campeão olímpico desafiando Hitler em 1936. 

E neste último paragrafo não tenho como determinar quem foi o esportista do século. Teria que escolher outros critérios, ouvir especialistas, em imagem pública, na ciência política, psicólogos e jornalistas esportivos, e mesmo assim, acreditem, teríamos dificuldade para apontar sem dúvidas quem foi o melhor: Pelé ou Muhammad Ali? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário