domingo, março 30, 2014

Personagem da semana: Ele está no Guiness e ninguém liga!

Ednilson Valia, fale com o jornalista clicando aqui ou no twitter:  @eddycalabres

José Renato Sátiro Santiago Júnior tem o maior acervo de publicações sobre esportes no mundo. Reconhecido pelo livro dos recordes, o Guiness World Records. A sua coleção tem 23.150 publicações, entre livros, revistas, posters e jornais. E apesar de ser o país sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas, o título de o “Maior Acervo do Mundo” não gerou pauta nas editorias esportivas dos grandes veículos de comunicação causando uma pergunta, já respondida muitas vezes na cabeça de Santiago Júnior.

“Não sou jornalista esportivo”, essa é a resposta que o engenheiro José, autor de 10 livros (dois lançados recentemente) se dá todo dia, acreditando ser vítima do corporativismo jornalístico.

* José Renato com o certificado do Guiness 

Mas não esmorece. É um incansável.

Além de ampliar a sua biblioteca, é palestrante, mantém o site Memória do Futebol e bancou do próprio bolso a publicação dos últimos dois livros - Almanaque do São Paulo e os Clássicos do Futebol Brasileiro – com uma tiragem de 300 exemplares, vendidas na “noite de autógrafos”.

O lema a “necessidade é mãe da invenção” nasceu no autor quando o “Clássicos do Futebol Brasileiro” teve a sua publicação adiada pelo quarto ano consecutivo pelo editor Marcelo Duarte, da Editora Panda Books.

Assim, deu início ao seu empreendedorismo editorial. De forma Independente, a toque de caixa, com a responsabilidade de desenvolver a capa, de pensar na logística de venda e na estratégia de divulgação. Não deixou nenhuma página em branco e todas as linhas eram escritas até o fim. “Coisa de pobre”, brincou o escritor que negocia seus livros por email (jrssjr@uol.com.br) e a entrega via correio.

A paixão pelas publicações esportivas começou com Solange Bibas, experiente repórter do saudoso jornal “A Gazeta Esportiva”, que relatou as suas impressões em “As Copas que Ninguém Viu” e o amor no futebol surgiu com o clube do avô.
Em 1954, Felipe Santiago criou o time amador Floresta e a prefeitura de Fortaleza que havia planejado ser uma das sedes da Copa de 50 (e não foi) reformou o estádio Presidente Vargas doando a arquibancada de madeira com capacidade para 2.000 torcedores para a agremiação recém inaugurada ( Recentemente o time fortalezense se profissionalizou e almeja uma vaga na primeira divisão em 2015).
Mas bons sentimentos não forjam o sustento, em 2012, cansado e desestimulado, Renato resolveu doar o seu acervo totalmente.
Enviou cartas para inúmeras secretárias de cultura e também para o Museu do Futebol, tudo gratuitamente.

O acervo de José Renato de itens publicados sobre esporte é o maior do mundo 

Não obteve nenhuma resposta. E a partir do descaco com a memória esportiva, Renato resolveu continuar e ampliar a sua coleção.
Reformou a garagem, catalogou todas as publicações e mandou uma carta para Guinness. Recebeu a primeira resposta após três meses, que pedia para referendar via uma autoridade religiosa, do Estado e também de um representante do Guiness no Brasil. O processo durou dois anos e não há ônus (a não ser envio do material) ou prêmios, apenas o certificado de recordista.
Mesmo com alcunha de “maior do mundo” não se ilude e pretende continuar a luta pela ampliação do mercado editorial esportivo, no espírito do manauara Carlyle Zamith Oliveira, autor do livro “Baú Velho”, que ligava na casa dos jogadores amazonenses e anotava a caneta os dados e as novidades da carreira de cada um. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário