sábado, março 22, 2014

O Brasil de Menon!

Ednilson Valia, fale com o Jornalista clicando  Aqui  ou no twitter:   @ eddycalabres
Você sabe o que é Linkado? Então clique aqui

Por trás do rosto com feição de bravo, você saberá que Luis Augusto Simom sempre teve, tem e terá um lado: o democrático.

Menon (apelido de infância) não esconde nas redes sociais, entre os amigos, os colegas de profissão e para quem mais quiser saber o seu time, o partido político e suas posições e reflexões sobre o Brasil e o mundo, sem ofender ou brigar com alguém, fato raro hoje em dia.

Jornalista desde 1988, o cidadão orgulhoso natural de Aguaí-SP, busca respostas em seu blog "http://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/" no Portal UOL cujo os assuntos delicados no futebol e opiniões fora do senso comum ficam em voga por quase todo tempo.

Luis Augusto Simon falou a reportagem do Portal Terceiro Tempo sobre o progresso do Brasil, os reacionários, o racismo e a presidenta Dilma. Confira abaixo:

Terceiro Tempo: Como você vê o Brasil de hoje com o de  10 anos atrás?

Menon O Brasil de hoje é um país respeitado internacionalmente por sua política externa altiva, o que permite à presidenta questionar Barack Obama, presidente do país mais poderoso do mundo, sobre atividades de espionagem. É um país em que o Estado é ativo, atuando no desenvolvimento do país e na diminuição das mazelas sociais. Estou falando de aeroportos, portos, rodovias, Ciência sem Fronteiras, Minha Casa Minha Vida e Bolsa-Família. O que havia antes era uma política de subordinação aos interesses dos EUA, abdicando de influenciar na América do Sul, por exemplo. Era um país que estimulava uma meritocracia cruel pois não levava em conta as enormes diferenças sociais

Terceiro Tempo O brasileiro é reacionário?

Menon Acho que não. Ele vota de acordo com seus interesses. Como considerar reacionário um povo que votou três vezes seguidas em um programa baseado em inclusão social, combatido por toda a elite econômica brasileira?

Terceiro Tempo: Existe racismo no Brasil?

Menon O Brasil foi o último país da América a libertar os escravos. E sem lhes dar nenhum apoio. De um dia para outro, foram libertos, prontos para exercer um lugar subalterno na sociedade. O racismo existe , sim. Quem é, disfarça. Diz que tem amigo negro, que trata bem a empregada negra, mas é contra cotas para negros, o que leva conhecimento a descendentes de escravos.
Terceiro Tempo: Você concorda com Nelson Rodrigues que o "complexo de vira-latas" do brasileiro é na verdade um inconfesso e absurdo otimismo?

Menon Não concordo. Acho que é mesmo a visão de que tudo que vem de fora é melhor.
Terceiro Tempo: A Presidenta Dilma faz um bom governo ?

Menon Faz um bom governo, mas poderia ter feito mais. Não adianta só receber o MST, é preciso avançar nas questões agrárias.

Terceiro Tempo O que mais prejudica o brasileiro?
 Menon Essa proliferação de partidos políticos, grande parte sem ideologia alguma. Isso obriga os governantes - todos eles - a buscarem coalizões que garantam a governabilidade. E elas são feitas em troca de favores.

Terceiro Tempo Como você classifica o comportamento social e político dos "ricos" no Brasil?
Menon A elite brasileira é reacionária, sim. Henry Ford disse uma vez que adoraria que os trabalhadores de sua fábrica ganhassem bastante dinheiro, de modo que pudessem comprar os carros que ele produzia. No Brasil, temos os representantes de fazendeiros que votam contra a PEC do trabalho escravo. Nos Estados Unidos, por exemplo, industriais conservadores doam dinheiro para pesquisas. Ex-alunos doam para as suas universidades avançarem em áreas de pesquisa e tecnologia. No Brasil, não. Só querem acumular e gastar em Miami. A elite brasileira considera coisa de comunista um programa como o Pro Uni, que, a longo prazo, diminuirá o apartheid social brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário